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Ensino Fundamental - Anos Finais

 

 

 

 

 

 

 

Abrangendo do 6º ao 9º ano, o Ensino Fundamental II oferece ao estudante desafios de maior complexidade, que permitem que ele retome as aprendizagens adquiridas no Ensino Fundamental I e aprofunde os conhecimentos, aumentando assim o seu repertório.

 

Nesse ciclo, a escola deve compreender o aluno como “sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social”, como orienta a BNCC. Essas práticas podem vir em forma de atividades que envolvam e fomentem a sociabilidade, empatia, respeito e inclusão social, para formar o estudante com competências fundamentais para a vida.


A cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas nas sociedades e, por isso, a Escola absorve mais as novas linguagens nessa etapa e seus modos de funcionamento, trabalhando novas possibilidades de comunicação, e educa para usos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente no mundo digital.

 

A proposta pedagógica no Colégio Medianeira considera essa etapa de educação como aquela capaz de retomar e ressignificar os conteúdos os conteúdos vistos anteriormente, garantindo o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade. 

 

Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. Os estudantes tornam-se mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração, “importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos” (BRASIL, 2010).

 

Já no 7º ano os desafios aumentam, principalmente por que o estudante já está entrando na adolescência e essa transição precisa ser acompanhada e, se possível, trabalhada a partir de temas transversais na sala de aula.

 

Também é o momento de aumentar a complexidade dos conteúdos, como em Matemática, em que se espera que o aluno resolva problematizações cada vez mais complexas e compreenda o referencial cartesiano. 


No ano seguinte, o foco deve ser ajudar o aluno a dominar as habilidades de leitura e produção de texto, com incentivo principalmente da Literatura. Com relação às Ciências Humanas, o aluno deve começar a estudar temas contemporâneos de História, Geografia e Artes. Na área de Ciências da Natureza, o aluno deve ser capaz de comparar teorias científicas, por exemplo, enquanto em Matemática ele deve estar preparado para compreender escalas e resolver equações matemáticas.

 

Relacionar todos os conhecimentos desenvolvidos é o principal desafio do 9º do Ensino Fundamental II. Além disso, o aluno deve ser capaz de estabelecer novas relações entre as disciplinas, pois elas serão a base do ciclo seguinte. Uma dica é priorizar nessa etapa a realização de atividades e trabalhos interdisciplinares, em que os alunos possam explorar conhecimentos de várias áreas do conhecimento para resolver situações-problemas do cotidiano.

 

Com relação aos conteúdos desse último ano do Ensino Fundamental, o aluno deve ser estimulado a ler e analisar obras literárias, refletir sobre a situação social, econômica e política do país, representar a evolução das espécies e indicar probabilidades, por exemplo.

©2023 por Colégio Medianeira. 

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