A data que celebra o Dia do Professor foi escolhida pelo Colégio Nossa Senhora Medianeira para homenagear e eternizar na história do educandário o legado deixado por uma de suas professoras: Lêda Braga Vezentini (in memoriam).
Em ato realizado na manhã de terça-feira, 15, com a presença da família, professores, equipe diretiva e estudantes, a Biblioteca da Escola passou a se chamar Biblioteca Professora Lêda Braga Vezentini.
Atuante por 23 anos como professora do educandário, Lêda foi casada com Itamar Vezentini, diretor da instituição nos anos 2000. O casal teve dois filhos, Vinícius e Rafael, e os netos Valentina e Gael.
Professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas, foi admitida em 1º de março de 1995, exercendo a função de professora do Colégio Medianeira por 23 anos.
Nos últimos anos de atuação na instituição, acompanhada da professora Alíria Anton, orientava e supervisionava os pré-estagiários do Curso Normal, demonstrando competência, conhecimento e grande amor pelo magistério como missão.
Em 14 de fevereiro de 2018, Lêda pediu seu desligamento da Instituição, deixando uma trajetória marcada por dedicação e amor ao trabalho que desempenhou.
Em sua fala, Rafael Vezentini falou da emoção em ver o nome da mãe eternizado em um espaço tão importante para o conhecimento, e emocionado agradeceu a homenagem. Vinícius Vezentini, que hoje ocupa a função de professor de Educação Física na Escola, também demonstrou grande emoção com o ato.
A homenagem prestada na manhã de hoje é um reconhecimento a uma profissional que conhecia o poder das palavras, seu alcance e a importância na mediação do mundo. Íntegra, companheira, aguerrida e ética, Lêda abrilhantou a trajetória da Escola, assim como fazem os professores apaixonados pela missão de ensinar e comprometidos com esse dom.
Texto: Mariéle Gross/ Assessoria de Comunicação
Professora Lêda faleceu em 8 de julho de 2023, aos 75 anos.
Comments