top of page

Curso Normal visita Reserva Indígena Picuá Guabiju em Cachoeira do Sul

Uma experiência transformadora. Assim, os alunos do 1º e do 3º ano do Curso Normal descrevem a visita realizada na terça-feira, 18, à Reserva Indígena Picuá Guabiju, no interior de Cachoeira do Sul.

O grupo de 36 estudantes foi o primeiro a visitar a Reserva e esteve acompanhado pelos professores de História e Sociologia, Leonardo Lawall, de História, Diego Santos, e pela professora e supervisora Cristiane Beise, sendo conduzido pela Extensionista da Emater de Cachoeira do Sul, Isabel Vargas Vivian, e representantes da 24ª Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria de Saúde do município.

Já na chegada, a acolhida dos anfitriões tornou o momento um instante de muito carinho. Entre os fortes abraços trocados especialmente pelas crianças indígenas com os alunos do Curso Normal, foi possível observar que a emoção também estaria presente ao longo do passeio.

Durante a tarde, os alunos conversaram com os indígenas, conheceram o espaço onde residem, distribuíram cestas básicas arrecadadas entre alunos e familiares da escola, assistiram à apresentação de um coral formado por mulheres do grupo e confraternizaram com um lanche ofertado pelos estudantes.

MAIS - Vivendo em situação de vulnerabilidade social, o grupo de moradores é formado por 40 pessoas que vivem da agricultura de subsistência e da venda de artesanato. Já que vivenciariam essa realidade bastante difícil, os estudantes foram preparados ainda em sala de aula para que tirassem suas dúvidas sobre a vida e a cultura dos indígenas moradores da reserva.

Idealizada pelo professor Leonardo, a visitação objetivou trabalhar a humanização dos futuros professores que estão no Curso Normal, desconstruindo o preconceito estruturado na sociedade que também atinge os indígenas.

Segundo a supervisora Cristiane, o reconhecimento da diversidade, da valorização a par da vivência de uma nova realidade, são fundamentais na formação dos profissionais da educação e, por isso, o passeio despertou um novo olhar por parte dos alunos.


O álbum completo de fotos você acessa aqui


Texto: Mariéle Gross/ Assessoria de Comunicação



251 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page