top of page

Turmas do 5º ano confeccionam múmia durante estudo dos Povos da Antiguidade

O estudo dos Povos da Antiguidade, na disciplina de História, com os alunos do 5º ano, turmas A e B, proporcionou uma experiência que certamente marcou a vida escolar dos estudantes.

Acompanhados do professor da disciplina, Leonardo Lawall, as turmas aprenderam sobre as técnicas de mumificação que eram utilizadas na antiguidade por diversas civilizações, tais como os maias, incas e egípcios. A partir desse estudo, realizaram a experiência de mumificar uma maçã.

De acordo com o professor, o processo se deu por meio da introdução da maçã em uma mistura de bicabornato de sódio com cloreto de sódio, denominado natrão. Após algumas semanas de espera, os alunos puderam identificar que a fruta se encontrava totalmente rígida e sem a presença de líquido, eliminado pela mistura química. Com isso, sem água, as bactérias que atuam na decomposição não conseguem desenvolver seu papel. “Era desta forma que os povos mumificavam aqueles que consideravam de “alma leve”, e que possuíam o merecimento para tal feito”, explica o professor.

Depois do período aguardado da fruta submersa no natrão, os alunos então finalmente enfaixaram os frutos, finalizando o processo de mumificação. “Eles adoraram a experiência. É algo que certamente jamais esquecerão. Foi uma aula de História com uma atividade interdisciplinar, pois acabamos trabalhando também Geografia, Biologia, Química. Ficamos muito felizes com o resultado”, pontua.

Para acessar mais fotos, clique aqui



216 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page