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Uma forma diferente de estudar impostos

Baseados na série “Stranger Things”, os professores de História Diego dos Santos e de Matémática, Aline Bredow, desenvolveram uma proposta diferente com a turma do 8º ano B.

Denominado “Tributos Estranhos”, o projeto surgiu a partir da curiosidade e do desconhecimento sobre os principais impostos no Brasil.

De acordo com os professores, hoje, reconhece-se a importância da cobrança dos impostos, pois é a partir dessa arrecadação que se torna possível o financiamento de ações em áreas como saúde, educação, cultura, segurança e outras. Dessa forma, compreender a importância de se pagar impostos contribui para a criação de uma consciência cidadã.

Partido dessa premissa é que surgiu e se desenvolveu o projeto “Tributos Estranhos”, visando reconhecer a importância do pagamento de impostos, ao mesmo tempo em que oportunizou o conhecimento das principais taxas cobradas no Brasil, tanto em nível municipal como estadual e federal.

O título do projeto, segundo os professores, justifica-se pelo desconhecimento do número de impostos e taxas cobradas no Brasil, fazendo com que muitos sejam estranhos aos cidadãos. Para oportunizar esse conhecimento, os alunos do 8º ano B foram divididos em cinco grupos, ficando cada grupo responsável por dois impostos. Na proposta, os discentes realizaram pesquisa sobre os impostos, como também o cálculo de taxas e a elaboração de gráficos, contemplando, assim, os componentes História e Matemática. O resultado da pesquisa foi convertido em dez cartazes, todos eles inspirados na temática da série “Stranger Things, expostos nos corredores da Escola.


Texto: Assessoria de Comunicação/Colégio Medianeira


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