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Proposta pedagógica 

A conjuntura social, na qual todos estão imersos, amplia o papel e o significado da educação escolar, exigindo que a mesma opere em aberta e constante interação com a dinamicidade da vida. Nesse contexto, a Escola assume, cada vez mais, atribuições específicas na formação das pessoas de sua comunidade.

Partindo dessa premissa, o Colégio Medianeira se apresenta como local onde a dignidade da vida se constitui como referencial maior na construção de uma sociedade justa e fraterna. A Escola promove a educação como processo contínuo de transmissão, construção e desenvolvimento de conhecimentos, culturas e valores, ao considerar que, apesar de todo o aparato que envolve a ação educativa, é nas relações humanas que reside a essência da formação dos indivíduos.

Para o Colégio Medianeira, não basta estar a serviço do estudante como indivíduo. É preciso, além disso, estar presente na sociedade de tal modo que o estudante, ao desempenhar seu papel, contribua com a construção de um mundo que respeite a vida em todas as suas dimensões.

A Escola assume sua condição confessional cristã e, ancorada nos princípios que refletem essa mensagem, assume o desafio de ampliar a perspectiva ontológica e existencial da educação, sem abrir mão da dimensão epistemológica, que deve se sustentar nos anseios e nos desejos de emancipação e desenvolvimento humano, buscando o bem-estar e o compromisso coletivo. Essa posição coloca a Escola diante de diferentes questões e perspectivas que são estabelecidas pelas novas gerações, em cada momento histórico, porém sempre desafiadoras.

Independente de sua dimensão confessional cristã, a Escola prima pelo respeito aos direitos de cada um seguir sua própria crença, constituindo-se opção educacional na sociedade multiplural de hoje. Com tais bases identitárias, a Escola se firma sobre a necessidade de compreender e respeitar tal contexto, não pretendendo o doutrinamento religioso.

 

A Escola tem clareza de seus propósitos e características e é na sua condição cristã que tem a firme convicção de estar a favor da vida, pois é justamente essa condição confessional que lhe outorga características eminentemente dialógicas, trazendo o desafio próprio da alteridade que incita a perceber processos, gerar mediações e criar meios para superar antagonismos. Esse compromisso se apresenta como uma responsabilidade que é inalienável a todos os membros da comunidade educativa do Colégio Medianeira, sejam famílias, estudantes, professores ou funcionários.

 

Assim, a ciência e a religião fazem parte das escolas confessionais e devem se caracterizar como referenciais necessários para promover autonomia e independência geradoras de ações coletivas, direcionadas para a construção da reciprocidade.

©2024 por Colégio Medianeira. 

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